Domingo - 14 / Janeiro / 2018: Hello? Falando sobre album PICTSGRAPHIC. Essas músicas foram criadas entre 2014 e 2017. Eu nunca sento para compor alguma coisa propositalmente. Quando faço isso nunca fica interessante. Acontece do nada de eu ter uma vontade de tocar. Ou criar alguma coisa. E como eu já crio muita coisa visual,
surge um momento em que eu sinto uma repulsa a criar novas imagens ou para mim ou para trabalho e ai eu vou para o som. E com isso surge uma ou algumas músicas. Geralmente as melhores músicas surgem na hora inteiras. A maioria eu crio uma idéia e depois, com o tempo, vou melhorando. As melhores surgem inteiras prontas mesmo. É assim que acontece. E sem me preocupar com regras. No mundo já fizeram muitas músicas com regras e hoje esta quase tudo igual. Tudo muito correto. Quase não tem mais graça. Muito certinho.
Esse album para mim é o mais sentimental pois eu quis expressar com a BANDA o lado BOM e o lado MAU da vida. Então o LADO A é dedicado as pessoas que estão vivas hoje e com o passar dos anos ainda estarão vivas. E o LADO B é dedicado a pessoas que já morreram e que ainda irão morrer. Todo mundo vai morrer um dia. Então é mais certo saber que um dia irá morrer que um dia irá nascer alguém.
Eu sempre tentei aproveitar o máximo da vida do meu jeito. Sem influência de ninguém. A vida é minha e eu vivo como eu quiser. Se possível. Mas sempre existem momentos de coisas bizarras causados por oportunistas ao redor.
Os elementos de simbologia do album, na parte visual, são derivados, na proposta de fazer referências as coisas legais, entre Rio de Janeiro no Brasil e o Norte do Reino Unido e Europa. Minha realidade aqui no Brasil é exatamente isso que está no Album e nas músicas. Uma paixão aqui para com a cultura de lá. Eu não preciso estar exatamente lá para adorar o que vem de lá. E não sou obrigado a gostar daqui só porque estou aqui. Eu não sou obrigado a aturar nenhuma cultura mediocre do meu país criada por "intelectuais" de familias ricas da História do Brasil. Eu não escolhi nascer aqui. E não sou obrigado a gostar. Admiro muito culturas da Europa e Asia e algumas coisas Americanas (USA) e muito pouca da cultura Latina e Africana (esse último quando eles tentam superar os Europeus criam coisas muito interessantes). Brasil para mim só representa minha família que é de onde eu vim mas se eles não são pessoas BOAS eu não sou obrigado a seguir os passos deles.
PICTSGRAPHIC representa ou é uma palavra que eu "criei" para descrever as imagens que vemos e afetam emocionalmente a nós mesmos. O que fica impregnado na nossa alma assim como na pele dos personagens.
Eu não fui ao funeral do brilhante CRAIG GILL na Inglaterra mas mesmo assim chorei e orei por ele daqui.
Nunca conheci uma pessoa pessoalmente que teve essa experiência que ele teve. Por imagens e videos eu tive a mesma emoção de como se eu estivesse lá. Acabei descobrindo mais sobre a Europa e música do que eu esperava.
As pinturas nos personagens fazem referência a Escócia. Direcionando a CULTURA DO ALBUM para a cultura das cidades do Norte da Inglaterra e o Brasil. Não a Inglaterra com um todo. E não ao Brasil como um todo. Através de imagens eu direcionei e limitei muito a proposta da mensagem do album. E fiz critica ao mundo, em certa parte do album, sobre coisas ridículas que estão acontecendo com crianças no mundo todo. As coisas ruins que ocorrem aqui e no mundo que afetam a todos direta e indiretamente.
O album é dedicado as coisas que eu adoro e amo na vida. A criação que vem do ser humano desses locais. E é dedicado a coisa que mais "odeio" do ser humano: o fato de que ninguém viverá para sempre. Mas... eu tive provas de que existe mais coisas na vida além do que podemos ver e ouvir. E é dedicado a maneiras diversas de ser feliz na vida. Coisas simples que proporcionam uma emoção de felicidade gigantesca. A felicidade assim como a salvação é individual mesmo. O sentimento disso está no album.
PICTSGRAPHIC significa as imagens e o que vemos e que nos afetam emocionalmente. É a ausência de palavras ou texto que tem uma força maior por si só. A imagem que sempre foi mais importante que palavras. Você ouvirá o som e terá algumas imagens na sua mente. Essas imagens da sua imaginação ao ouvir as músicas eu estou aqui chamando de Pictsgraphic.
Ass:Jairo Dutra
|